Entenda como ESG promove sustentabilidade e responsabilidade social no segmento MICE

Práticas ESG em eventos MICE colocam Foz do Iguaçu no mapa global de destinos sustentáveis, segundo pesquisa da Booking.com.

por  Alexandre Jung
Revista 100Fronteiras – 9 de dezembro de 2023

No mês de outubro, o governo publicou uma pesquisa feita pela plataforma de viagens booking.com no qual destaca Foz do Iguaçu como um dos 10 destinos mais sustentáveis do mundo para se viajar, isso levando em consideração a quantidade de estabelecimentos com o selo “eco friendly” emitido pelo Programa de Viagens Sustentáveis da própria plataforma.

Neste sentido, o segmento MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições) não fica de fora. Os eventos desempenham um papel significativo na economia global, e as empresas envolvidas em sua realização têm a oportunidade de influenciar positivamente o meio ambiente e a sociedade, utilizando os princípios ESG (Environmental, Social and Governance) sigla que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

Entre as práticas aplicadas podemos citar:

– Sustentabilidade Ambiental
Empresas de eventos estão adotando práticas sustentáveis, como a redução e gestão de resíduos, o uso de energia renovável e a minimização das emissões de carbono. A escolha de locais/destinos e fornecedores que compartilham compromissos sustentáveis tornou-se uma prática comum.

S – Responsabilidade Social
Destaca-se as práticas de apoio às comunidades locais, promoção da diversidade e da inclusão, além do apoio às causas filantrópicas. Parcerias com organizações sem fins lucrativos estão se tornando rotineiras. Priorizar o bem-estar dos participantes, incluindo medidas de segurança e saúde também estão sendo aplicadas para garantir que todos os envolvidos se sintam seguros.

G – Governança
Transparência, ética e gestão de risco são práticas do cotidiano de empresas que adotam o ESG em seu plano estratégico.

A incorporação de práticas de ESG nos eventos oferece diversos benefícios para empresas, para os organizadores, participantes e a sociedade em geral, entre eles:

  • Reputação Positiva, as empresas são vistas como socialmente responsáveis, atraindo mais clientes, investidores e parceiros de negócios;
  • Diferencial Competitivo, empresas que já aplicam ESG em sua organização se destacam em um mercado altamente competitivo;
  • Satisfação, atender às expectativas dos clientes que valorizam o ESG pode levar a níveis mais altos de satisfação do cliente e a fidelização;
  • Operação mais eficiente, com economia de energia, redução de desperdício e gerenciamento responsável de recursos;

As práticas ESG estão se tornando uma parte integral das empresas de eventos, impulsionando mudanças positivas no setor. A sustentabilidade e a responsabilidade social não são mais apenas um diferencial, mas uma necessidade para atender às expectativas de partes interessadas e para contribuir para um futuro melhor.

Alexandre Jung é Diretor de Novos Negócios da Equalizee Eventos.
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