Foz do Iguaçu no caminho para atrair novos eventos, turistas e investimentos internacionais através da conectividade aérea.
por Alexandre Jung
Revista 100Fronteiras – 25 de abril de 2024
É no aeroporto que geralmente se tem a primeira impressão de uma cidade ou país. Para um destino voltado ao turismo de lazer e eventos, a infraestrutura, eficiência e serviços oferecidos no aeroporto são essenciais para proporcionar uma experiência positiva desde o momento da chegada.
O aeroporto também desempenha um papel importante no desenvolvimento e na prosperidade do destino. A infraestrutura aeroportuária facilita o fluxo de turistas e impacta diretamente na economia local. O fluxo de pessoas que visitam o destino, seja a lazer ou para eventos, movimenta hospedagem, gastronomia, transporte e entretenimento, gerando empregos e estimulando o crescimento econômico da região.
Ainda tratando da influência econômica que um aeroporto possui em sua região, quando bem estruturado e com capacidade de um terminal de carga eficiente, podemos citar a sua contribuição na exportação e importação de bens e produtos, atraindo investimentos e empresas relacionadas ao comércio internacional, além da receita por meio das taxas e tarifas que os terminais de cargas geram no transporte de mercadorias.
Um aeroporto bem estruturado contribui para a melhoria da imagem da região. Destinos que oferecem infraestrutura aeroportuária de qualidade são vistos como mais confiáveis, organizados e preparados para receber eventos de grande porte. Isso aumenta sua competitividade em relação aos seus concorrentes.
Por muitos anos, o setor de turismo de Foz do Iguaçu clamou por um aeroporto digno de um dos destinos de viagem mais procurados da América Latina. Recebíamos nossos turistas sob a chuva, e nos despedíamos em longas filas e sem assentos suficientes na área de embarque do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas. Hoje, contamos com um terminal moderno, serviço de qualidade, salas VIP, fingers facilitando o embarque e desembarque, lojas e lanchonetes para que aqueles que visitam nossa cidade tenham uma experiência positiva, influenciando sua percepção sobre o destino e a probabilidade de retorno em futuras ocasiões.
Em março de 2024, a CCR Aeroportos, que administra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu desde março de 2022, prometeu terminar a expansão da pista de pouso e decolagem. Com a conclusão, a pista alcançará 2.858 metros de comprimento, tornando-se a segunda maior da região Sul do Brasil. Essa ampliação permitirá ao aeroporto receber voos diretos da Europa e da América do Norte, além de acomodar aviões de grande porte, incluindo cargueiros. Esse avanço transformará ainda mais Foz do Iguaçu em um importante centro logístico internacional.